Brasil registra maior número de crimes sexuais da história maioria dos casos acontece com jovens.
- Parrasio de Donatien
- 21 de jul. de 2023
- 2 min de leitura

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou na quinta feira (20/07/2023), que os crimes sexuais ( estupro, violência contra gênero principalmente feminino e perseguição) aumentaram e foram o maior número já registrado no Brasil.
Segundo a pesquisa o número de Estupro em 74.930 em 2022, e as vítimas geralmente são menores de idade, ou seja tem até 13 anos.
A pesquisa mostra que negros foram que mais sofreram esse crime sexual, e o local que teve maior número de casos foi Amazonas. As outras cidades que tiveram aumento foram: Roraima, Rio Grande do Norte, Acre e Pará.
O perfil das vítimas sobre casos de estupros são: Na maioria dos casos (61,4%) tinham no máximo 13 anos e meninas (88,7%) enquanto no sexo masculino o número é de (11,3%). Seus abusadores geralmente são familiares ou conhecidos.
Além de estupro o número de casos de feminicídio e violência doméstica aumento, o número é de 245.713 e o estado do Amazonas teve maior aumento desse tipo de crime.
O crime de perseguição, seguir alguém por qualquer meio e ameaçando a integridade dela, privando da sua liberdade, teve um aumento segundo a pesquisa, de 2021 para 2022 o valores eram de 30.783 para 53.918 um aumento de 75%, e a cidade com maior números de caso foi São Paulo depois Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.
A explicação do motivo que houve aumento no número dos casos de crimes sexuais é o fim do isolamento social causado pela Covid -19, após abertura das escolas, as crianças e adolescente que sofreram abusos sexuais puderam falar com alguém sobre os crimes que sofre ou alguém percebeu que havia algo errado com a criança, além disso também a mais notícias sobre famosos que são denunciados por crimes sexuais o que faz vítimas que não são famosas criarem coragem para denunciar seus agressores. Os casos de violência domesticas e feminicídios também pode ser explicado por esses motivos.
O caso de aumento de perseguição sua explicação é ao contrários dos outros crimes, com o fim do isolamento social, os criminosos puderam seguir suas vítimas e estarem mais próximas a elas.
Caso queiram ver mais sobre a pesquisa irei colocar link abaixo sobre a pesquisa mais detalhada.



Comentários